
SINTRACLÍNICAS defende Escala 6X1 e isenção de IRPF
22/05/2025Ministério da Saúde abre seleção para estágio na França em 2025
23/05/2025Entre os dias 19 a 22 de maio, representantes do Programa Brasil Saudável estarão em Rio Branco para realizar a primeira Oficina de Microplanejamento no Acre. A ação integra a estratégia do Programa de analisar, em conjunto com gestores, técnicos e sociedade civil dos estados prioritários às necessidades específicas de cada região, visando o alcance dos objetivos do Brasil Saudável.
Para o coordenador do Programa, Draurio Barreira, a articulação com profissionais e movimentos sociais locais durante o microplanejamento é essencial para entender os desafios específicos e os contextos sociais para elaborar estratégias eficazes a serem implementadas. “Desenhamos o Programa de forma a ressaltar a necessidade da integração e do trabalho intra e intersetorial para enfrentar os determinantes sociais que afetam as populações mais vulneráveis”.
Durante os quatro dias de Oficina serão realizadas reunião da sociedade civil local e nacional, seleção das estratégias prioritárias e definição das ações estaduais. O evento contará com uma comitiva de representantes dos 14 ministérios membros do Programa. Acre é o segundo estado a realizar a Oficina de Microplanejamento. Em fevereiro deste ano, profissionais do Brasil Saudável estiveram em Roraima para iniciar essa etapa.
Segundo Draurio Barreira, há urgência para implementar as ações visando o alcance das metas de eliminação e controle de infecções e doenças até 2030. “A vida das pessoas não pode esperar. O Programa Brasil Saudável é um compromisso do governo com a população, principalmente com as pessoas mais vulnerabilizadas que sofrem com infecções e doenças causadas e propagadoras de pobreza”, afirma.
Ministério da Saúde
Fonte: Read More