Agenda nacional prioritária reforça compromisso do SUS com a equidade de gênero e a resposta a infecções e doenças em mulheres vulnerabilizadas
15/12/2025Oficina em Porto Alegre avança na construção da linha de cuidado das hepatites virais no Rio Grande do Sul
15/12/2025O Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor doutor Dennis Armando Bertolini, ocorrido na última semana.
Farmacêutico e referência nacional em diagnóstico e vigilância laboratorial de doenças infecciosas virais, Dr. Dennis Bertolini deixou contribuições valiosas e duradouras para a saúde pública brasileira. Atuou como membro do Comitê Técnico Assessor de Diagnóstico e Monitoramento da Infecção por HIV, Aids, Hepatites Virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (CTA-DIAG), foi autor do Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças e revisor do atual algoritmo para diagnóstico de crianças expostas ao HIV com idade inferior ou igual a 18 meses.
Bertolini exerceu ainda a função de diretor do Laboratório de Ensino e Pesquisa e Análises Clínicas (Lepac) da Universidade Estadual de Maringá, que compõe a Rede Nacional de Laboratórios/Serviços de Saúde de Carga Viral do HIV/HBV/HCV e Contagem de Linfócitos T-CD4+, contribuindo de forma expressiva para o diagnóstico e monitoramento das pessoas vivendo com HIV, hepatites virais e outras ISTs no Sistema Único de Saúde.
Neste momento de profunda tristeza, expressamos nossa solidariedade a familiares, amigos e colegas. Sua dedicação, competência e compromisso com a saúde pública permanecerão como legado e inspiração para todos nós.
Fonte: Read More
